Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AVENIDA DO FORTE, ONDE É O FORTE??



                    A REVOLUÇÃO FARROUPILHA E A AVENIDA DO FORTE     
                    Entre  as inúmeras vias da zona norte de Porto Alegre, encontra-se a Av. do Forte. Iniciando na Av. Assis Brasil  estende-se até a av. Protásio Alves ,passando pelo bairro Passo d'areia até a Vila Jardim. A conhecida "Estrada do Forte" surgiu e ficou assim conhecida a partir da Revolução Farroupilha,  quando nossa Capital foi sitiada pelos Farrapos. Porto Alegre    foi conquistada pelos farroupilhas em 20 de setembro de 1835, que mantiveram-na apenas por nove meses, até junho de 1836. Os Farrapos  mostraram-se inábeis e atritaram-se logo com o comércio da capital.  As agitações e, sobretudo, o clima de radicalismo  terminaram indispondo  grande parte da população, contra seus ocupantes. Isso explica a facilidade com que os legalistas (imperialistas) retomaram Porto Alegre em junho de 1836.
                   A cidade tinha aproximadamente 300 homens em armas, mas desde logo abriram-se trincheiras. Ainda que sem artilharia, a população ajudou a resistência e, apesar do violento ataque no dia 30 de junho, os farroupilhas não conseguiram retomá-la.  Porto Alegre resistiu. Houve o bloqueio   por terra, como defesa aos ataques de Bento Gonçalves e várias trincheiras foram cavadas  ao redor da cidade.Eram valas profundas de quatro metros de profundidade a vários baluartes(fortificações) em pontos estratégicos .
                  Sobre este fato histórico,  um único vestígio  ficou incorporado à linguagem da cidade de Porto Alegre, que é a Estrada do Forte.Ali, na Rua Saturnino de Brito, numa pequena elevação, existia um forte construído pelo general Neto. Restaram apenas as marcas verbais, e aparentemente nenhum vestígio material dos  baluartes que  foram montados. Mas o forte do general Neto legou o nome à Estrada do Forte, que hoje é a Avenida do Forte.
                 Sobre a origem dos nomes de muitas ruas da nossa cidade , cabe dizer que o episódio da Revolução Farroupilha, originou  conhecidos "heróis" que são nome da várias ruas  de Porto Alegre. Entretanto, parece estranho   cultuar como heróis justamente aqueles que atacaram a cidade com violência . O general Neto, e Bento Gonçalves que miraram  seus canhões  e  bombardearam repetidamente a cidade durante vários meses, hoje é nome de rua em Porto Alegre. 
                 Entretanto, Francisco Pedro de Abreu, o Barão do Jacuí, que muitas vezes salvou Porto Alegre da fome, trazendo gado para abastecer a cidade quando estava sitiada, não tem seu nome em uma rua sequer dentro de Porto Alegre. Francisco Pedro de Abreu foi exemplo de um dos maiores combatentes de toda a guerra civil. Assim como o major Jorge Mazarredo,, que morreu em combate na Várzea (hoje Parque Farroupilha),não receberam qualquer homenagem da cidade.  Francisco Xavier da Cunha, que comandou a cidade durante longo tempo, e depois morreu no Passo de Santa Vitória, nunca foi lembrado na capital.  Apenas o Conde de Porto Alegre, que posteriormente foi chefe do partido Liberal, é tratado diferentemente. Sendo a primeira pessoa que recebeu uma estátua em praça pública em Porto Alegre. " A história é escrita pelos vencedores", portanto seguimos inclinados a perpetuar esta máxima, inclusive aprendendo um pouco mais sobre os nomes das ruas da nossa cidade.
 Maristela Pereira - prof Mestre História do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário