Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

CAPA MARÇO 2011

PAG 2 EDIÇÃO MARÇO 2011

EDIÇÃO DE MAR 2011 PAG 3

EDIÇÃO DE MARÇO 2011 PAG 6

EDIÇÃO MARÇO PAG 4

EDIÇÃO MARÇO PAG 7

EDIÇÃO MARÇO 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

UM BUSTO PARA ASSIS BRASIL

A editoria do Jornal Zona Norte propõe um monumento para Joaquim Assis Brasil, intelectual e líder republicano rio grandense que deu nome a avenida mais importante da região metropolitana de Porto Alegre , chamado eixo Assis Brasil. Queremos mostrar a face da Assis Brasil com um monumento, um busto,  sobre a historia da avenida e de seu nome. Propomos, que tal marco cultural, seja localizado na altura do triangulo da Assis Brasil  junto a peça arquitetônica da Ultima Chaminé da Assis Brasil.  O eixo Assis Brasil merece ter sua cultura e sua história preservada e refletida na arquitetura urbana capital rio-grandense. Esta idéia, da editoria de nosso jornal, já encontrou guarida  na Associação dos Empresários da Zona Norte ( ASSONORTE) ,presidida pelo diretor da Imobiliária Fael Sr Arthur Bernardo Tim e pelo presidente do Lindóia Tênis Clube Sr Reinaldo Peruzo.
Em 11 de junho de 1948,  por proposição do Vereador Manoel Ozório da Rosa,  a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprova  a denominação de Av. Assis Brasil a via publica   antes conhecida como Estrada do Passo da Areia, que ligava as regiões do navegantes são João com as vilas do Sarandi,  ate os limites com o município de Gravataí.  Em  4 de agosto de 1948 o então prefeito Ildo Meneghetthi sancionou a lei e a estrada passou a ser chamada de Avenida Assis Brasil .
JOAQUIM FRANCISCO DE ASSIS BRASIL nasceu em 29 de julho de 1857 na estância de São Gonçalo, Município de São Gabriel, Rio Grande do Sul. Filho do estancieiro FRANCISCO DE ASSIS BRASIL, de quem herdou extensas propriedades no interior gaucho, e de Dª JOAQUINA THEODORA DE BEM SALINAS, ambos de tronco açoreano .Em 1872 partiu para Pelotas, onde ficou internado no Colégio TAVEIRA JUNIOR.Em 1876 matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, passando a integrar o grupo de estudantes rio-grandenses que ali se formara. Fundaram o Clube 20 de Setembro, com o compromisso de pregar e propagar o sistema republicano de governo em oposição ao imperador DOM PEDROII .
Em 1877, Assis Brasil publicou seu primeiro livro, "CHISPAS", com versos da adolescência que reunia poemas revolucionários e anticlericais.Pois a modernidade do estado republicano  é antagônica com  a igreja Católica. A seguir publica " HISTORIA DA REPUBLICA RIO-GRANDENSE", onde faz uma defesa ardorosa da Revolução Farroupilha de 1835. Neste livro já estão presentes os principios básicos de seu pensamento; CHIMANGO, REPUBLICANO, ANTI FEUDAL, ANTICLERICAL. Em 1879 fundava o "CLUBE REPUBLICANO ACADÊMICO" e o jornal "EVOLUÇÃO". Foi eleito Deputado Provincial (hoje seria Estadual) em dois biênios: 1884/86 e 1886/88. Na tribuna enfrentou o grande GASPAR SILVEIRA MARTINS, merecendo desse seu digno adversário as maiores considerações.Em 1889, proclamada a República, foi eleito deputado à Assembléia Nacional Constituinte para o biênio 18890/
Em 1896 publicou o livro "GOVERNO PRESIDENCIAL NA REPÚBLICA BRASILEIRA" e, em 1898, "A CULTURA DOS CAMPOS. Em 1903 o Presidente RODRIGUES ALVES o chamou para trabalhar ao lado do Barão de RIO BRANCO na quastão de limites com a Bolívia. Em 1906, assinado em Petrópolis o tratado que terminou com o litígio de fronteiras no Estado do Acre.Em 1907 pediu aposentadoria. Retirando-se do serviço diplomático, fundou sua granja de Pedras Altas.Em 1908 fundou, com seu amigo FERNANDO ABBOTT, o Partido Republicano Democrático. Depois viveu retirado da atividade política até que, em 1922, o seu nome foi lançado como candidato de oposição a BORGES DE MEDEIROS. A rudeza da luta eleitoral tornou inevitável um movimento armado, que acabou resultando na reforma da Constituição Estadual de 1891. Em 1923, no mês de dezembro, foi assinado o Tratado de Pedras Altas, em seu castelo na cidade de mesmo nome. Em 1927 os sufrágios de seus correligionários o elegeram Deputado Federal. Nesse ano teve participação destacada na fundação do Partido Democrático Nacional (1927).Em 1928 fundou o Partido Libertador.
Em 1933, eleito Deputado à Assembléia Constituinte, foi enviado em missão extraordinária à Inglaterra, onde tomou parte na Conferência Econômica Mundial e ainda retribuiu a visita que o Príncipe de Gales fizera ao Brasil. Ao retornar, resignou todos os cargos oficiais e voltou à vida do campo, que sempre preferiu a tudo o mais.Faleceu aos 80 anos, em 24 de dezembro de 1938, em conseqüência de uma gripe, no seu castelo de Pedras Altas.